Organizamos viagens culturais e de aventura em pequenos grupos para todos os recantos do planeta, de um modo sustentável, responsável, consciente e autêntico, onde o objetivo principal é proporcionar a todos os participantes a concretização dos seus sonhos.
A Mapamundo – Viagens de Aventura, é uma marca registada.

Siga-nos
GO UP
Image Alt

Guatemala e Belize

BARREIRA DE CORAL BELIZE   

(Viagem – Guatemala e Belize)

País: Belize

Capital: Cidade do Belize

Localização: A Barreira de Corais do Belize é uma seção de 300 quilômetros de comprimento do Sistema Mesoamericano de Barreiras de Corais de 900 quilômetros.

É uma barreira contínua que começa no extremo nordeste da Península de Yucatán (Cancún), passa pela Riviera Maya e vai até às Honduras, tornando-se o segundo maior sistema de recifes de coral do mundo depois da Grande Barreira de Corais na Austrália.

A área costeira do Belize é um sistema natural excecional que consiste na maior barreira de corais do hemisfério norte, atóis, várias centenas de caias de areia, florestas de manguais, lagoas costeiras e estuários. Os sete locais do sistema ilustram a história evolutiva do desenvolvimento dos recifes e são um habitat significativo para espécies ameaçadas, incluindo tartarugas marinhas, peixes-boi e o crocodilo marinho americano.

O Sistema de Reserva de Barreiras de Corais do Belize, inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996, é composto pelas seguintes sete áreas protegidas; Parque Nacional e Reserva Marinha Bacalar Chico, Monumento Natural Blue Hole, Monumento Natural Half Moon Caye, Reserva Marinha South Water Caye, Reserva Marinha Glover’s Reef, Parque Nacional Laughing Bird Caye e Reserva Marinha Sapodilla Cayes.

A variedade única de tipos de recifes dentro de uma área independente distingue esta Barreira de Corais de outros sistemas recifais. O local é um dos ecossistemas de recifes mais puros do Hemisfério Ocidental. Fora do complexo recifal a propriedade contém três atóis; Ilha Turneffe, Recife do Farol e Recife de Glover. A Barreira de Corais e os atóis exibem alguns dos melhores crescimentos de recifes do Caribe. O complexo recifal é composto por aproximadamente 450 cayes de areia e mangais.

A propriedade fornece um importante habitat para uma série de espécies marinhas ameaçadas, abrigando uma série de espécies sobre proteção, incluindo o peixe-boi das Índias Ocidentais (Trichechus manatus), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) e o crocodilo americano (Crocodylus acutus) bem como aves endêmicas e migratórias que se reproduzem nas florestas litorâneas dos cayes, atóis e áreas costeiras. As principais colônias de aves incluem o atobá-de-patas-vermelhas (Sula sula) no Half-Moon Caye, o atobá-marrom (Sula leucogaster) no Man O’War Caye e o noddy comum (Anous stolidus) no Recife de Glover. Aproximadamente 247 táxons da flora marinha foram descritos dentro do complexo e mais de 500 espécies de peixes, 65 corais sceleritanos, 45 hidróides e 350 moluscos também foram identificados, além de uma grande diversidade de esponjas, vermes marinhos e crustáceos.

É o principal destino turístico do Belize, popular para mergulho e snorkeling. É também vital para a indústria pesqueira do país.

 

Curiosidades:

Foi referido por Charles Darwin como “o recife mais notável das Índias Ocidentais”.

Informações adicionais

País
Belize
Capital
Cidade do Belize
Visto
Não é necessário visto
Língua oficial
Inglês
Moeda
Dólar Belizense
Vacinas
Nenhuma

ANTÍGUA + VULCÃO PACAYA + LAGO ATITLÁN + SEMUC CHAMPEY + TIKAL + CHICHICASTENANGO + LAGO PETÉN ITZA + YAXHÁ + GRUTAS ACTUN + CAYE CAULKER 

9 a 24 Abril 2025

Destaques:

  • Descubra Tikal a cidade colosso dos Maias
  • Mergulhe nas cálidas águas do Atitlán
  • Perca-se nas ruas de Antígua
  • Semuc Champey
  • Cidade Maia de Yaxhá
  • Contemple a Barreira de Coral do Belize

Junte-se a nós nesta viagem ao coração da civilização Maia. Vamos conhecer e desbravar as famosas e dramáticas selvas da América Central (Guatemala e Belize).
De Antígua, a colorida cidade repleta de história, a Caye Caulker vai ser uma imensurável aventura que ninguém vai querer perder.
Subimos vulcões, cruzamos lagos, exploramos templos e mercados milenares. Se num dia testemunhamos o esplendor de Tikal, no outro acrescentamos Yaxhá à nossa bucket list. Navegamos no coração do Atitlan, assistimos ao nascer e pôr do sol, passeamos de kayak, mergulhamos nas piscinas naturais de Cahaboa, cruzamos a fronteira e ao estilo Indiana Jones, exploramos grutas e cavernas.
Não terminamos a nossa viagem sem molhar os pés numa das mais paradisíacas praias do Belize, no mar do Caribe, junto à esplendorosa barreira de coral.