CANDI BOROBUDUR
(Viagem – Indonésia)
País: Indonésia
Capital: Jacarta
Província: Java Central
Localização: 40 quilómetros a noroeste da cidade de Yogyakarta
Construído pela dinastia Sailendra, entre 780 e 840 DC, Borobudur foi edificado como um lugar para glorificar Buda, bem como de peregrinação para guiar a humanidade dos desejos mundanos para a iluminação e sabedoria.
Borobudur foi construído com a forma de uma Mandala que representa o universo segundo no ensinamento budista. A estrutura tem formato quadrado com quatro pontos de entrada e um ponto central circular.
Partindo do exterior para o interior, em Borobudur estão representadas três zonas de consciência, sendo que a esfera central representa a inconsciência ou Nirvana.
Zona 1: Kamadhatu
O mundo fenoménico, o mundo habitado por pessoas comuns.
O nível Kamadhatu oculto de Borobudur consiste em 160 relevos que retratam cenas do Karmawibhangga Sutra, a lei de causa e efeito. Ilustrando o comportamento humano do desejo, os relevos retratam roubos, assassinatos, estupros, tortura e difamação.
Zona 2: Rapudhatu
Na esfera de transição, os humanos são libertados dos assuntos mundanos.
Os quatro níveis quadrados do Rapadhatu contêm galerias de relevos esculpidos em pedra, bem como algumas pequenas estátuas de Buda. No total, há 328 Budas nesses níveis de balaustrada, que também apresentam muitos relevos puramente ornamentados.
Gandhawyuha, Lalitawistara, Jataka e Awadana estão representados neste nível com mais de 1.300 relevos.
Zona 3: Arupadhatu
A esfera mais alta, a morada dos deuses.
Os três terraços circulares que conduzem a uma cúpula central ou estupa representam a elevação acima do mundo, sendo estes terraços muito menos ornamentados, pois a pureza da forma é fundamental.
Os terraços contêm círculos de estupas perfuradas, em forma de sino invertido, contendo esculturas de Buda, voltadas para fora do templo. Existem 72 dessas estupas no total. A impressionante estupa central atualmente não é tão alta quanto a versão original, que se elevava 42m acima do nível do solo, a base tem 9,9m de diâmetro
Os relevos
O total de 504 Budas estão em pose meditativa e as 6 posições diferentes das mãos estão representadas em todo o templo, muitas vezes de acordo com a direção para a qual o Buda está voltado.
Curiosidades: Este monumento foi descoberto pelos britânicos em 1814, sob o comando de Sir Thomas Stanford Raffles.
Informações adicionais
País
Capital
Visto
Língua oficial
Moeda
Vacinas
Ver Viagem
KOMODO + BALI + GILI + BROMO + IJEN + BOROBUDUR
7 a 22 Novembro 2024
Destaques:
- Trekking no vulcão Ijen
- Percorra os campos de arroz de Tegallalang
- Purifique-se nas nascentes sagradas do Pura Tirta Empul
- Nade com Mantas Gigantes
- Conheça os dragões de Komodo
- Descubra as Ilhas Gili
- Assista ao nascer do sol no Bromo
Vem mergulhar no anel de fogo do pacífico, descobre a terra dos vulcões e dragões.
De comboio, jeep, barco e avião, vamos conhecer a Indonésia, uma das mais belas regiões do planeta. Começando por Borobudur, Yogyakarta, Bromo, Ijen, Bali, Ubud, Gili e terminando em Komodo, vai ser uma viagem de pura aventura, onde os seus sentidos serão postos à prova.
Se no Bromo e no Ijen subimos vulcões, já nas Gili descemos às profundezas oceânicas para descobrir mantas gigantes, tartarugas e tubarões.
Em Bali exploramos Ubud e os seus arrozais, bem como diversos templos fenomenais.
Assistimos ao nascer e pôr do sol, nadamos em Idílicas praias de areia cor de rosa e mergulhamos em cálidas águas azul turquesa.
Não terminamos a nossa epopeia sem antes conhecer um ser com 40 milhões de anos, os enigmáticos Dragões de Komodo.